Pesquisa

O DEART/UFOP conta atualmente com quatro grupos de pesquisa registrados no CNPq: Núcleo de Estudos em Artes, História e Estética das Artes Cênicas,HIBRIDA – Poéticas Híbridas da Cena Contemporânea e GPEACMA – Grupo de Pesquisa em/sobre Ensino/Aprendizagem de Artes Cênicas e Mediação Artística.

Linhas de pesquisa do corpo docente permanente.

Estética, crítica e história das artes cênicas
Integra pesquisas no campo das Artes Cênicas que tenham como ponto de partida a reflexão teórica sobre o trabalho artístico em seus âmbitos históricos, filosóficos, estéticos e críticos. Por entender as artes cênicas como ponto fulcral em que cultura, história e pensamento convergem, aborda estas enquanto fenômeno cultural, abarcando pesquisas que se debruçam sobre seus códigos – linguísticos e plásticos, verbais e gestuais, visuais e auditivos – promovendo estudos sobre as componentes dramatúrgicas e cênicas de forma integrada, levando-se em conta a teoria e a prática presentes em seus processos de criação.
1. A fábrica de estrelas. Artistas estrangeiros no Brasil (1860-1960): histórias e conexões com a evolução do drama moderno.
2. Entre a vanguarda e o popular: análises teatrais entre texto e cena no Brasil de 1958 a 1968.
3. Teatro e Crise da Modernidade

Processos e poéticas da cena contemporânea.
Integra pesquisas no campo das Artes Cênicas que tenham como foco primeiro os processos de produção artísticos e suas poéticas. Atua em várias vertentes da pesquisa cênica, investigando o teatro, a performance e a dança em seus múltiplos elementos – a encenação, a dramaturgia, a arte do ator, os elementos visuais e multimidiáticos do espetáculo – dentro de uma perspectiva transcultural, procurando construir reflexões a partir da prática sobre o fazer cênico contemporâneo em sua pluralidade multifacetada.
1. Estudos de Performatividade
2. Raízes da dança Butô: novas matrizes poéticas para a preparação do ator
3. ÊXODOS
4. Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente
5. Não Lugares: tentativa de compreender as relações de força entre sujeito e cultura a partir da estruturação de duas encenações
6. Um outro olhar: o uso do Texto-Imagem como fonte de pesquisa em cenografia.

Processos Educacionais em Artes Cênicas
A linha de pesquisa abrange investigações acerca de interfaces entre conceitos, procedimentos e caminhos de criação das artes cênicas, nos seus processos educacionais em diálogo com as ciências humanas e as artes. Busca compreender Experiências de criação cênica na perspectiva do ensino e aprendizagem da arte, situado na dimensão do entreolhar, da educação dos sentidos, da abordagem dialógica, do senso de autonomia e de participação, da análise das relações entre saberes, entre ações pedagógicas e ações teatrais.
1. Ensino/aprendizagem de artes cênicas na região da SRE Ouro Preto: propostas, análises, reflexões.