Corpo Docente

Acevesmoreno Flores Piegaz

Acevesmoreno Flores Piegaz é professor Assistente I no curso de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas (DEART) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Leciona as disciplinas de Teatro no Ensino Profissionalizante: Estágio Supervisionado: Planejamento e Regência I e II e TCC: Portfólio para o curso de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas (DEART) e professor de Práticas Educativas em Arte I E II para o curso de Pedagogia ( DEEDU) É Coordenador colaborador da área de Artes Cênicas do Projeto de Estímulo à Docência na UFOP (PED na UFOP)- PIBID (CAPES/MEC). Graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Letras e Artes (UFPEL/1999) e Mestre em Educação pela FAE/PPGE/UFPel (2005). Neste programa de pós-graduação (linha do Imaginário, Cultura e Educação) desenvolveu investigação na perspectiva do Imaginário intitulada Cenas do Palco Invisível, sobre a formação docente em teatro. Foi professor substituto do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas, de 2006 a 2008, das disciplinas de Fundamentos do Ensino da Arte I e II e Artes Visuais na Educação I, II, III, Artes Visuais (Licenciatura) e Direção de Atores para Cinema e TV no curso de Cinema e Animação. Desenvolve seus estudos na área da Arte e Educação com foco na Formação Docente. Integra o grupo de pesquisa: Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), sediado no CNPq, coordenado pela professora Lúcia Maria Vaz Peres. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação,artes visuais, arte, imaginário e corporeidade.

 

Aline Mendes de Oliveira

Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2006). Cursa doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o tema: "A função narrativa da imagem no teatro". Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de artes cênicas com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, direção teatral, interpretação teatral e teoria do espetáculo.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

 

Bruna Christófaro Matosinhos

Professora Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Direção de Arte, Cenografia, planejamento e coordenação de pessoal, teatro, espaço cênico e montagens de cenografia.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

Davi de Oliveira Pinto

Ator e diretor de teatro. Doutorando e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG/EBA/UFMG), Especialista em Arte/Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e ator formado pelo Curso Técnico de Ator do Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Toda esta formação foi realizada em Belo Horizonte - MG. Professor Assistente I do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/IFAC/UFOP), onde leciona disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Áreas de interesse acadêmico: a) Pedagogia do Teatro; b) leitura da cena teatral; c) teatro épico brechtiano. Paralelamente à carreira docente/acadêmica, Davi Dolpi (nome artístico), desenvolve trabalhos artísticos na área teatral. Neste âmbito profissional, colaborou como consultor musical e preparador vocal do espetáculo 1961-2011 (Belo Horizonte, 2009), da Cia ZAP 18, com direção de Cida Falabella e Elisa Santana, e dramaturgia de Antonio Hildebrando.

 

Éden Silva Peretta

Doutor em Studi Teatrali e Cinematografici pela Università degli Studi di Bologna (Itália). Licenciado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na Europa e no Japão, acompanhou o trabalho de importantes mestres da dança moderna e contemporânea, concentrando-se principalmente no universo da dança Butô, argumento central de sua tese de doutorado. Atualmente possui como principais linhas de pesquisa o teatro-dança, a preparação corporal do ator, as relações entre dança e sociedade, bem como os estudos sobre o corpo a partir de diferentes matrizes das Ciências Humanas e Sociais.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

Elisa Matilde Toledo Todd

Professora Assitente de Expressão Vocal e Interpretação na Universidade Federal de Ouro Preto, possui graduação em Licence dÉtudes Théâtrales - Institut dÉtudes Théâtrales. Sorbonne Nouvelle. Paris III (1995) revalidado pela Universidade de Campinas pelo diploma de Bacharel em Teatro em 2007 e mestrado em Master Recherche en Théâtre. Le Texte et la scène - Université Paris Ouest Nanterre La Défense (2010). Aluna de Étienne Decroux, Marcel Marceau, Roberta Carreri, Magdalena Pietruska, Ludwig Flaszen, Zygmunt Molik e Lya Gaches entre outros. Segue cursos em administração cultural no AGECIF (França). Colaborou com o compositor Maurice Ohana. Foi idealizadora e diretora do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo no Recife de 2000 a 2002, Assessora Pedagógica da FUNJOPE (PB) e Coordenadora Executiva do Congresso Internacional: Ibn ´Arabi in Egypt (Cairo). É Diretora de Teatro de Pesquisa e de Ópera.

 

Elvina Maria Caetano Pereira

      

Ernesto Gomes Valença

Professor efetivo de Pedagogia do Teatro da UFOP. Doutorando em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2010), possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo- ECA/USP (2002). Foi professor do Teatro Universitário da UFMG. Nos últimos anos, dirigiu peças de teatro e criou performances na cidade de Belo Horizonte. Entre 1999 e 2004 participou de diversas peças teatrais realizadas em São Paulo, as quais se destacam "Mão na Luva" de Vianninha, "Baden-Baden" de Bertold Brecht e "Procura-se uma Rosa" de Vinícius de Morais. De 2005 a 2007 contribuiu em diversos projetos do Minstério da Cultura, através da UNESCO e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, nas áreas de Cultura Popular e do Plano Nacional de Cultura, sendo responsável pela elaboração e coordenação do Observatório de Editais do MinC. Foi também Diretor de Artes Cênicas da Fundação Cultural do Estado da Bahia entre o final de 2007 e meados 2008.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

Frederick Magalhães Hunzicker

Professor do departamento de Artes Cênicas da UFOP ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO-MG) desde agosto de 2006. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997) Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Expressão Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: especialização latu sensu, commedia dellarte, especialização em interpretação teatral, aprovação em concurso publico e trupe: do texto a cena. Vários trabalhos artísticos como direção e interpretação na área teatral e circense.Atuou como chefe de departamento de Artes Cênicas/ DEART/IFAC/UFOP de 2007 a 2009. Atualmente, doutorando em ARTES DA CENA na UNICAMP.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

Geraldo Otaviano

    

Luciana da Costa Dias

Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto. Sua área de pesquisa principal é Filosofia da Arte e Estética, atuando também nas áreas História do Teatro, História da Arte e História da Filosofia. Temas: filosofia contemporânea, filosofia heideggeriana, filosofia alemã, estética, ontologia, teoria da arte e teoria do teatro. É ainda Bacharel, Licenciada e mestre em Filosofia pela UERJ, além de ter ampla formação em artes visuais, pintura e história da arte.

Currículo Lates |  |  e-mail |

 

Marco Flávio de Alvarenga

Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: expressão vocal, treinamento da voz.

Curriculo Lates |  |  e-mail |

 

Neide das Graças de Souza Bortolini

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Ouro Preto no Departamento de Artes Cênicas/Licenciatura. Atuação nas áreas Saúde e Educação/ Licenciatura - Formação de Professores/Arte-Educadores. Coordenação Geral do Projeto de Extensão na UFOP " Mambembe - Música e Teatro Itinerante". Orientação de pesquisas de iniciação científica na área de Teatro de Rua. Orientação no Estágio Curricular do curso de Artes Cênicas/Licenciatura da UFOP.

Curriculo Lates |  | e-mail |

  

Paulo Marcos Cardoso Maciel

    

Ricardo Carlos Gomes

Bacharel em Artes Cênicas (habilitação em Interpretação Teatral) pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Teatro pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutor em História, Teoria e Técnica do Teatro e do Espetáculo pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2007). De 1989 a 1994 trabalha como ator no Teatro Tascabile di Bergamo, um dos grupos históricos do teatro italiano. Atua em diversos espetáculos do repertório do grupo e adquire experiência em todas as áreas da produção teatral, de acordo com o espírito de auto-gestão e trabalho cooperativo do Teatro de Grupo. De 2003 a 2007 trabalha como colaborador (ator, diretor e pesquisador) deste mesmo grupo. Desde 1996 é membro fundador do Teatro Diadokai, do qual é diretor artístico. Desde 2000 é membro fundador da CASA - Cooperativa de Artistas Autônomos. Desde 2008 é Professor Adjunto de Interpretação Teatral no DEART - Departamento de Artes Cênicas do IFAC - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (MG), onde coordena o Núcleo de Processos e poéticas da cena contemporânea. e o Grupo Mambembe de Teatro e Música Itinerante. Tem experiência internacional na área de Artes, com ênfase em Teatro, tendo atuado como ator e/ou diretor em diversos países das Américas (Brasil, Argentina, Bolívia, Estados Unidos e México), da Europa (Itália, França, Espanha, Áustria, Alemanha, Polônia, Mônaco e Dinamarca) e da Ásia (Índia e China), participando de numerosos festivais internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro, Teatro Antropológico, Trabalho do Ator, Teatro de Rua, Teatro Oriental e Teatro-dança Clássico Indiano.

 

Rogério Santos de Oliveira

Possui graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado pela Universidad de Alcalá/España no programa: Teoría, Historia y Practica del Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, direção teatral, interpretação.

|  e-mail |

 

Rufo Herrera

Iniciou-se no bandoneón aos dez anos de idade de maneira autodidata. Em 1957, foi para Buenos Aires, onde realizou estudos de aperfeiçoamento em bandoneón com Marcos Madrigal e ingressou no Conservatório Nacional, estudando violoncelo com o professor Roberto Libón. Inicia, em 1961, uma viagem por vários países da América Latina para realizar pesquisa sobre aspectos estruturais, timbrísticos e estéticos da música dos povos remanescentes das civilizações originais do Continente Centro e Sulamericano. Desde 1994 é professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde fundou a Orquestra Experimental da UFOP. Realiza atividades culturais na cidade de Ouro Preto, tendo sido agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e de Cidadão Honorário, concedido por lei municipal pela Câmara Municipal de Ouro Preto (novembro/2005).

 

Wilson Pereira de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) . Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Federal de Ouro Preto e Coordenador Vestibulares área Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Brecht, épico, Wilder. 25/11/09

Curriculo Lates |  |  e-mail |